top of page

Caminhos para a pós-graduação – Prof. Dr. Rafael Sotero

           

 

 

                  

Please reload

No último dia 05/04 os integrantes do PET tiveram a oportunidade de ouvir o Prof. Dr. Rafael Sotero sobre alguns detalhes da vida acadêmica, principalmente pensando nas formas para se chegar às pós-graduações. 


                  Se você pensa em ingressar nos cursos de pós-graduação a primeira coisa a fazer é se questionar: “Por quê? Para que? Onde?”. Por quê? O que te motiva a entrar no curso. Para que? Qual o seu objetivo. Onde? Em que programa você pretende entrar. Tais perguntas devem ser levadas em consideração, dependendo da sua motivação e área de pesquisa você terá que mudar de cidade e buscar um programa específico, seu objetivo também pode te levar a definir entre “Strictu ou Latu Senso”.


             Latu senso, são os cursos de especializações, se você pensa em melhorar seus conhecimentos para atuação prática, talvez seja um bom caminho, te exigirá um pouco menos de trabalho e de forma mais específica. Strictu senso, são os cursos de mestrado e doutorado, que serão mais voltados para a pesquisa. 


                  A ideia de pós-graduação é de certa forma, fazer ciência. Mas o que seria ciência? “É o acúmulo de conhecimentos racionais, sistemáticos, exatos e verificáveis”. E se você pretende fazer ciência, terá que pesquisar. A pesquisa pode ser vista como o material adequado para solucionar problemas e fazer ciência. 


Graduação => Especialização => Mestrado => Doutorado 


                Essa sequência mostra que a base de tudo é a graduação, onde você deve se esforçar ao máximo para ter bom desempenho nos degraus acima. E também, que mesmo chegando ao topo que seria o doutorado, você não deixará de ser, no caso da Educação Física, PROFESSOR.

 

 

Samuel Marco

bottom of page